quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pirâmides: Como foram Construídas

Além dos túmulos subterrâneos, os egípcios construíram também pirâmides para que os seus mortos pudessem descansar em paz.
No inicio, as pirâmides não eram mais que um degrau de pedra e um labirinto subterraneo, eram as Mastabas, os primórdios destas construções fantásticas. Mas, com o passar do tempo, e tal como tudo o que existe ou existiu, passaram por várias fases de evolução. Das mastabas, e baseados nestas, os sacerdotes mandaram erigir as pirâmides de degraus, que não são mais que mastabas cada vez mais pequenas empilhadas nas anteriores e estas foram evoluindo para as pirâmides "normais", tais como as famosas Pirâmides de Gizé. Agora a pergunta que se impõe é: Como e que elas foram construídas?
Bem, a forma como elas foram construídas, sem o auxilio de qualquer maquina ninguém tem a certeza, mas, mesmo antigamente forma construídas e criadas muitas coisas que nos dias de hoje seriam quase impossíveis ou magia. Para além das pirâmides, outro bom exemplo são os moais da Ilha de Pascoa (gigantescas estátuas de "cabeças" de pedra espalhadas por toda a ilha). Os especialistas acreditam que as pirâmides foram construídas desta forma: formado o primeiro por juntar os blocos de pedra, criavam uma rampa em terra e, colocando troncos a espaços regulares iam empurrando os blocos para formar o segundo degrau e par os seguintes o processo ia-se repetindo aumentando também o comprimento da rampa para que o grau de inclinação não fosse demasiado elevado. Depois da pirâmide estar concluída, a rampa era removida. Mas para se saberem sobre estes grandes empreendimentos "encomendados" pelos faraós e realizados por escravos era necessário que existissem mais documentos ou que aqueles que existem fossem mais detalhados. Ainda assim, a partir de uma pequena evidencia, os egiptólogos conseguem retirar uma grande quantidade de informação e assim formar teorias, umas mais lógicas que outras.

Mastaba

Pirâmide de Degraus

Pirâmides de Gizé

Daniela Rosindo



Sem comentários:

Enviar um comentário